acerca

um passo rumo à zootecnia de precisão

 
 
 

Para nós tudo começou, quando em 1991, no âmbito do acompanhamento de rebanhos comerciais de caprinos inscritos no RZ - Registo Zootécnico da Raça Serpentina para executar as acções inerentes à obtenção de dados referentes a partos, pesagens, contrastes leiteiros, as cabras e os cabritos perdiam a identificação, baseada em brincos, a níveis inacreditavelmente elevados.


A procura de novas soluções de identificação resultou numa parceria com a Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha) e o Istituto Zoo-profilattico Sperimentale della Lombardia e dell’Emilia (Itália) para a execução do 1º projecto europeu sobre RFID/eID, que viria a ser conhecido por PROJECTO FEOGA (1992-1994).


O PROJECTO IDEA (1998-2001) deu-nos os meios necessários para testar e desenvolver equipamentos e procedimentos capazes de tornar a RFID/eID útil à gestão moderna de sistemas de produção de ruminantes.


Desde o final do “Projecto IDEA” e seu followup (2001-2005) que eventualmente ficou mais difícil para os potenciais interessados na utilização da identificação electrónica animal encontrar informação sobre esta matéria.


Assumindo a responsabilidade e o gosto de partilhar o conhecimento adquirido ao longo de vários anos pela participação nos vários projectos de investigação europeus, anteriormente referidos, resolvemos disponibilizar através deste sitio informações e meios para a utilização e potencialização desta inovação tecnológica.


Aqui, vai poder encontrar informação sobre o passado, o presente e o futuro da RFID/eID.


Agradecemos, desde já, toda a colaboração que nos seja dada, através de críticas, sugestões, contributos de todas as formas, que nos possam ajudar a atingir o objectivo anteriormente mencionado.

 

Nome: Paulo Duque Fonseca

Idade: 62 (1955)


Formação:

Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora.

Mestre em Produção Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.

Doutor em Ciência Animal pela Universidade de Évora.


Local de trabalho:

Universidade de Évora

Hospital Veterinário D-007

Apartado 94

7005-554 ÉVORA


+351 266 760 867

+351 917 235 002

dfonseca@uevora.pt

dfonseca@me.com

Identificação electrónica animal

Ligações úteis